O Digifort IPXAnalytics é um software que utiliza Inteligência Aritificial (I.A), para aprender a identificar e detectar eventos em sistemas de videomonitoramento.
A I.A. é baseada em um sistema de redes neurais, que são algorítmos que imitam o comportamento do cérebro humano, amplamente conhecido como Neural Networks.
Operacionalmente nós podemos considerar as redes neurais uma "caixa de processamento", que pode ser treinada para que uma entrada de informações possa gerar uma ou mais saídas, tudo isso baseado no seu sistema de Deep Learning onde tais dados são processados e "aprendidos".
Comparado com os sistemas de análise de vídeo atuais, o Digifort IPXAnalytics pode reduzir a quantidade de alarmes falsos positivo consideravelmente.
Hoje a plataforma pode detectar mais de 80 objetos, como por exemplo pessoas, barcos, carros motocicletas, caminhões, aviões, celulares, notebooks, televisões, suspeitos, armas curtas e longas, capacetes e até mesmo se pessoas estão ou não utilizando capacetes e EPIs.
Através de um constante aprendizado e treinamento, o número de objetos detectados continua crescendo com o Deep Learning, enquanto o sistema aprimora sua precisão e performance.
Controle de Áreas de Risco
Locais que requerem uma vigilância exclusiva devido a operações arriscadas ou controle de níveis de acesso, podem utilizar o Digifort IPXAnalytics.
Uma das aplicações seria, por exemplo, uma área de risco onde pessoas são proíbidas de caminhar junto aos caminhões. Você pode configurar o sistema para disparar eventos de alarme ao detectar a presença de pedestres imediatamente, como mostrado na imagem.
Outro exemplo seria banir o uso de celulares em áreas específicas. Neste exemplo, podemos combinar a identificação de objetos em condições como "Pessoa + Celular".
Se o sistema reconhecer o "objeto" pessoa, mas não detectar nenhum celular, nada acontecerá. No momento que o sistema reconhecer ambos objetos na mesma figura os alarmes configurados serão disparados imediatamente.
Controle de Perímetro
Similar a nosso exemplo anterior, o Digifort IPXAnalytics pode ser utilizado para alarmes de intrusão de perímetro. Isso permite que você configure alertas apenas para objetos específicos.
Como um exemplo, podemos determinar que em certa região a presença de animais domésticos é proíbida. Então, se uma pessoa acompanhada por um animal é detectada pelo sistema, os alertas serão disparados conforme desejado.
Comportamento Suspeito e Flagrante
O Digifort IPXAnalytics foi criado para atender a situações onde existem suspeitos ou pessoas com um comportamento considerado suspeito, como entrando em farmácias, bancos e mercados utilizando um capacete de motocicleta.
Em tais situações é possível configurar um alerta para que o sistema reconheça os objetos "Capacete" ou "Pessoa com Arma", entre outros.
A tecnologia de detecção de armas se tornou uma valiosa ferramenta que cada vez mais profissionais da segurança estão utilizando, devido às tragédias de violência armada que vemos em nossa sociedade regularmente.
É importante que escolas, estabelecimentos e locais públicos de encontro se tornem mais proativos, evitando mais tragédias e assim salvando mais vidas.
Detectar uma troca de tiros ativa antes que ela aconteça aprimora consideravelmente a ação da lei e respostas para emergencias.
Controle de EPIs
O uso de EPIs (Equipamento de Proteção Pessoal), é fundamental na prevenção de acidentes e mitigação de danos, logo, garantir que capacetes de segurança estão sendo utilizados é de importância primordial.
O Digifort IPXAnalytcs é capaz de identificar se o trabalhador está ou não utilizando o capacete, e disparar alarmes para a segurança de acordo com as áreas onde o uso é obrigatório, independente da cor do capacete como visto na imagem ao lado.
Contador de Objetos
Ao utilizar o Digifort IPXAnalytics, você será capaz de determinar uma quantídade mínima e/ou máxima de objetos permitidos em determinadas áreas.
Por exemplo, na imagem a seguir nós temos um estacionamento. Através do sistema nós podemos programar um alerta que nos avisa quando as vagas estão todas preenchidas. Assim, o operador pode prosseguir com as ações apropriadas ao receber o aviso do sistema.
Outra aplicação seria para contar e controlar as filas ou áreas. O número máximo de pessoas por fila (ou área), e o tempo máximo de espera nos locais pode ser determinado no sistema, fazendo com que o sistema dispare avisos e alarmes ao operador quando tal número for atingido.
Tal filtro pode ser somado ao filtro de distanciamento, que será apresento um pouco abaixo nessa mesma página, para garantir que as filas estejam organizadas e dentro das regras de distanciamento social atuais.
Cruzamento de linhas e Monitoramento de Lotação
Com a detecção de cruzamento de linhas, você pode disparar alarmes quando certos objetos atravessarem limites de linhas determinadas pelo administrador do sistema, mantendo uma contagem de objetos.
Ao aplicar regras lógicas de Entrada/Saída, você pode ter um contador em tempo real de quantas pessoas estão dentro de estabelecimentos. Quando existem diversas entradas no local, a contagem se torna uma soma total de todas as entradas.
Utilizando plataformas de IOT você poderá gerar gráficos e estatísticas baseados nos dados gerados pelo IPXAnalytics, a imagem abaixo mostra umm contador utilizando o www.thingspeak.com.
Loitering
Lógica
Orientação de Objetos e Queda
Com o filtro de orientação, você será capaz de disparar alarmes apenas se objetos alvo são colocados em determinadas posições, um grande exemplo acontece na figura a seguir onde o objeto pessoa está deitado.
Já as quedas são ocorrências comuns entre pessoas de idade ou portadores de necessidades especiais, e tais situações podem ser assustadoras.
Um escorregão ou queda pode causar danos graves, e também causar sérios problemas aos estabelecimentos. Além das quedas reais, as quedas falsas encenadas por frequentadores de má fé, com o ideal de processar os estabelecimentos por injúria, também são problemas que podem ser evitados pelo Digifort IPXAnalytics.
A detecção de queda pode salvar os idosos e assegurar que você sempre terá evidencias para se defender de acusações falsas.
Heatmap de Movimento
Você poderá ativar um Heatmap de movimento para determinar quais são as áreas mais movimentadas de sua imagem. O sistema irá salvar snapshots desse heatmap de tempo em tempo, de acordo com o desejo do administrador do sistema, e dispor o heatmap em uma imagem como o exemplo ao lado. Tal tecnologia pode ser empregada em diversos locais com as mais variadas funções, desde estudos de trânsito até coleta de dados em lojas e Shoppings Center para inteligência de negócios.
Distanciamento
Com o IPXAnalytics, você poderá utilizar a lógica de Distanciamento para monitorar se indivíduos estão realizando o Distanciamento Social nas imediações.
Nunca foi tão crítico para a sociedade que o Distanciamento Social fosse praticado, diante à pandemia do Coronavírus, está dentro de nosso alcance proteger o público e colocar um freio na disseminação da doença, para que possamos um dia voltar a operar sem a necessidade de tais medidas.
Módulo Geral
Identifica mais de 80 tipos de objetos, entre:
Pessoa, Bicicleta, Carro, Motocicleta, Avião, Onibus, Trem, Caminhão, Carro, Semafóros, Extintor de Incêndio, Placas de Transito, Parkimetro, Mochila, Guarda-Chuva, Bolsa, Mala, Garrafa, Taça, Copo, Garfo, Faca, Banana, Maçã, Sanduíche, Laranja, Brócolis, Cenoura, Cachorro Quente, Pizza, Bolo, Cadeira, Sofá, Plantas, Cama, Mesa, TV, Monitor, Mouse, Teclado, Celular, Pia, Geladeira, Livros, Relógios, Vasos, Tesouras e mais uma gama de utensílios domésticos e itens variados.
Módulo Crime
Identifica armas curtas e longas, posicionamento suspeito (empunhando arma), capacete de moto e obstrução total da face com máscara.
Módulo EPIs
Identifica se a pessoa está utilizando capacetes de segurança, máscaras e óculos.
OpenVINO™ and the OpenVINO™ logo are trademarks of Intel® Corporation or its subsidiaries.
OpenVINO™ is a trademark of Intel® Corporation or its subsidiaries.